A Polônia foi ocupada pela Alemanha em 1939 e em 16 de outubro 1940 foi criado o gueto de Varsóvia, onde os judeus de Varsóvia, e posteriormente em outros locais da Polônia, foram obrigados a viver. A população, que chegou a atingir 380 mil pessoas, ficava confinada com alimentação racionada, condições insalubres, adoecendo e morrendo precocemente. Três anos após, estas condições acrescidas às deportações para os campos de extermínio foram responsáveis pela eliminação de 290 mil judeus.
Quando ficou claro que a extinção dos judeus ali isolados era a única razão da existência do gueto, grupos de resistência surgiram e em 19 de abril de 1943, mesmo sabendo das dificuldades que iriam encontrar, pela desigualdade de condições, teve início o Levante do Gueto de Varsóvia.
A resistência se manteve até 16 de maio de 1943, quando os resistentes capturados foram fuzilados, a população remanescente foi transferida para campos de extermínio e a Grande Sinagoga de Varsóvia foi explodida. O gueto foi destruído e os judeus dizimados.
Todos os dias, a vida e a morte destas pessoas, que se negaram a aceitar ter seu destino imposto pelo mal, deve nos fazer refletir sobre o valor da vida e o repúdio a tudo que se opõe à dignidade humana.
O evento na ASA (Associação Sholem Aleichem) – Botafogo realizado no dia 19 de abril de 2023 foi belo, significativo e tocante.