Perashá Côrach – 01 de Tamuz de 5781 – 11 de junho de 2021

1) Perashá Côrach – Bamidbar/Numeros 16:1 – 18:32: A Perashá começa com a infame rebelião liderada por Kôrach contra seus primos, Moises e Aron, alegando que os dois haviam usurpado o poder do restante do povo Israelita. Após tentar convencer os rebeldes a uma retirada, Moises diz aos dissidentes e a Aron que cada um deve oferecer incenso a D’us. A oferenda do verdadeiro líder seria aceita por D’us, enquanto que o restante do povo teria uma morte não natural. A um pedido de Moises, D’us faz com que a terra miraculosamente se abra e engula Kôrach, enquanto o restante dos líderes da rebelião são consumidos por uma chama enviada por D’us. Quando os sobreviventes reclamam sobre a morte em massa, D’us ameaça destruí-los também, e irrompe uma peste. Mais uma vez, Moises e Aron intervêm, oferecendo incenso para impedir a extinção do resto do povo. Deste modo, e com o miraculoso brotar do cajado de Aron dentre aqueles dos outros líderes das tribos, Moises e Aron provam ser os líderes escolhidos. O papel de Aron como Cohen Gadol (Sumo Sacerdote) é reiterado, e a Torá descreve os dons a serem concedidos aos Cohanim como recompensa por seu serviço no Mishcan (Tabernáculo), incluindo o direito de comer determinadas porções dos Corbanot (Sacrifícios). Os Levitas devem também ser sustentados pela sua dedicação recebendo ma’asser, ou a décima parte de todas as colheitas produzidas pelo povo judeu na Terra de Israel.

2) DvarTorá – baseado no livro Growth ThroughTorah – (Acrecimento Pela Torà), do Rabino Zelig Pliskin – A Torá declara: “Corach, filho de Yitzhar, filho de Kehat, filho de Levi, tomou …”. Por que a Torá se preocuparem nos contar a linhagem de Corach? Rashi, o grande comentarista frances da Torá (Troyes, 1040-1104E.C.), explica que a razão chave para a rebelião de Corach foi a inveja que tinha de seu primo, Elotzafan, filho de Uziel, que foi apontado lider da Tribo de Levi. O pai de Moises era o primeiro de 04 irmãos e seus filhos foram o lider do Povo Judeu (Moises) e o Sumo-Sacerdote (Aron). Corach achou que, sendo ele o primogênito do Segundo irmão, deveria ter sido escolhido como lider da Tribo de Levi. A inveja יdestrutiva. Ela impede a pessoa de ter prazer e satisfação na vida. Se alguém só olha para o sucesso e os bens dos outros, isto lhe causará dores e o levará a um comportamento extremamente contra-produtivo. Não é de se espantar que o Pirkei Avot (Ética dos Pais) em seu 4 capitulo (4:28) classifica a inveja como uma das 3 coisas que destroem uma pessoa (as outras 2 são a luxúria e a procura por honra). Para superarmos dominarmos a inveja, devemos focalizar naquilo que temos e naquilo que já conquistamos em nossas vidas. A coisa mais importante que alguém pode ter neste mundo e a felicidade. O segredo da felicidade e olharmos e valorizarmos o que possuímos. E se estivermos felizes, não invejaremos os demais!

3) História Judaica, Datas Notaveis para lembrar: Segunda-feira, 7 Junho, 27 Sivan, Rabi Chananya ben Tradyon é assassinado (II séc. EC), um dos “Dez Mártires” foi morto nesta data. Quando os Romanos descobriram-no ensinando Torá, o que era proibido pela lei, eles o embrulharam num Rolo de Torá, empilharam gravetos sobre ele e antes de atear fogo puseram tecido de lã umedecido sobre ele para prolongar a agonia de ser queimado até a morte. Quando as chamas o engolfaram, seus discípulos lhe perguntaram: “Mestre, o que vê?” Rabi Chananya respondeu: “Vejo um Rolo queimando, mas as letras voando até o Céu.”

Terça-feira, 8 Junho, 28 Sivan, O Rebe de Chabad chega aos Estados Unidos (1941)
Após escapar da Paris ocupada pelos nazistas, e muitos meses perigosos em Vichy, na França, o Rebe, Rabi Menachem Mendel Schneerson e sua esposa, Rebetsin Chaya Mushka embarcaram no SS Sorpo Pinto em Lisboa, Portugal. Na segunda-feira 23 de junho – 28 de Sivan no Calendário Judaico – às 10:30 da manhã, eles chegaram a Nova York. Logo após sua chegada, o sogro do Rebe, então Lubavitcher Rebe Rabi Yossef Yitschac Schneersohn (que tinha sido resgatado da Varsóvia ocupada pelos nazistas em 1940), nomeou-o para liderar os programas sociais e educacionais de Chabad-Lubavitch. Assim o Rebe começou sua obra revolucionária, com décadas de duração, para revitalizar a vida judaica no Hemisfério Ocidental, que se espalhou, através dos emissários (shluchim) que ele despachou da sede em Nova York para os quatro cantos do mundo.

4) Quarta-feira, 9 Junho, 29 Sivan, Os espiões são enviados (1312 AEC) Moshê despachou 12 espiões para percorrerem a Terra Santa em preparação para sua conquista pelo Povo de Israel. Quinta-feira, 10 Junho, 30 Sivan, Rosh Chodesh Tammuz, Leitura da Torá – Rosh Chodesh: Números 28:1-3; Números 28:3-15, Leis e Costumes – Observâncias de Rosh Chôdesh – Hoje é o primeiro dos dois dias Rosh Chôdesh “cabeça do Mês) para o mês de Tamuz (quando um mês tem 30 dias, o último dia do mês e o primeiro do mês seguinte servem como Rosh Chôdesh do mês vindouro). Porções especiais são acrescentadas às preces diárias: Halel (Tehilim 113-118) é recitado em sua forma “parcial” – após a prece matinal, Shacharit, e a prece Yaaleh V’yavo é adicionada à Amidá e às Graças Após as Refeições; a prece adicional Mussaf é recitada (quando Rosh Chôdesh é Shabat, adições especiais são feitas ao Mussaf do Shabat). Tachanun (confissão dos pecados) e preces semelhantes são omitidas. Muitos comunidades têm o costume de assinalar Rosh Chôdesh com uma refeição festiva e reduzida atividade de trabalho. Este costume prevalece principalmente entre as mulheres, que têm uma afinidade especial com Rosh Chôdesh – o mês sendo o aspecto feminino do Calendário Judaico.

5) Sexta-feira, Sexta-feira, 11 Junho, 01 Tamuz, Nascimento e falecimento de Yossef (1562 e 1452 AEC) Yossef, o filho do Patriarca Yaacov, nasceu em Charan (Mesopotâmia) a 2 de Tamuz de 2199 (1562 AEC), o primeiro filho da esposa mais querida de Yaacov, Rachel, nascido após sete anos de casamento. Ele faleceu na mesma data 110 anos depois, no Egito.

Quando Yossef tinha seis anos, Yaacov e sua família voltaram à Terra Santa, e se fixaram em Hebron. Embora mais jovem que dez dos seus onze irmãos, ele era o favorito do pai, e acabou sendo vendido como escravo por seus irmãos e levado ao Egito; quando recusou o assédio da esposa do seu amo, ela o mandou colocar na prisão, onde permaneceu durante 12 anos. Aos 30, ele interpretou sonhos do faraó, e foi apontado vice-rei do Egito. Casou-se com Asnat, e tiveram dois filhos, Menasseh e Ephraim. A grande escassez levou seus irmãos ao Egito e Yossef acabou revelando sua identidade e reconciliando-se com eles. Assentou seu pai e toda a família – um total de 70 pessoas – no Egito. O primeiro dos irmãos a morrer, Yossef transmitiu a eles a Divina promessa feita a Yaacov de que seus filhos seriam tirados do Egito e voltariam à terra natal, e fê-los prometer que levariam seus restos mortais com eles ao partirem do Egito. Leis e Costumes – Observâncias de Rosh Chôdesh. Hoje é o Segundo dia de Rosh Chôdesh “cabeça do Mês para o mês de Tamuz (quando um mês tem 30 dias, o último dia do mês e o primeiro do mês seguinte servem como Rosh Chôdesh do mês vindouro).


Acenda velas de Shabat, 20 minutos antes do pôr-do-sol, em Petrópolis RJ, 11/06 às 16:56h;

Término de Shabat, sábado, 12/06 às 17:52h.


6) Sabado, Shabat, 12 de Junho, 02 de Tamuz, Leitura da Torá – Côrach: Números 16:1 – 18:32, Haftara (Leitura das Profetas): Samuel I 11:14 – 12:22, Leis e Costumes: Leitura da Torá, Perashá Kôrach (Bamidbar/Números 16:1-18:32); Haftará (Leitura dos profetas): I Samuel 11:14-15 e 12:1-22…11:14: 14 Então disse Shemu’el ao povo: Vinde, e subamos a Gilgal, e renovemos ali o reino. 15: Todo o povo foi para Gilgal;. E lá fizeram rei Saul perante o SENHOR em Gilgal, e lá eles ofereciam sacrifícios de ofertas pacíficas perante o SENHOR, e ali Saul e todos os homens de Israel se alegrou muito. 12: 22 Porque o SENHOR. não abandonará o seu povo por causa do seu grande nome, porque aprouve ao Senhor fazer de você um povo para si mesmo.”

7) Leis e Costumes – Eticas: Capitulo 4 – Para preparer pra Shavuot. Para contemplar – Sobre Anjos e Homens, Por Rabino Y.Y. Jacobson – Moises (Moshê) e os Anjos – O Talmud relata que quando Moises ascendeu ao céu para receber a Torá – um evento celebrado anualmente durante a Festa de Shavuot – os anjos protestaram veementemente a D’us. “Tu estás compartilhando Teu segredo mais prezado com os seres humanos, que abusarão dele,” disseram. “Deixa que Tua graça permaneça no céu conosco,” clamaram eles. D’us ordenou ao Moises, relembra o Talmud, segurar Seu trono e dar aos anjos uma resposta. Moshê respondeu ao lamento deles demonstrando quantos dos mandamentos e episódios da Torá aplicam-se exclusivamente à raça humana e não aos anjos, como “Não matarás” e “Respeitarás teu pai e tua mãe.” Os anjos concordaram e Moshê retornou com a Torá, um projeto Divino para o povo judeu e para toda a raça humana. Quem eram aqueles anjos com os quais Moises lutou? Os anjos não são criaturas físicas de asas brancas que voam pelo mundo, descansando em galáxias afastadas, ou algo semelhante ao herói Superman das histórias em quadrinhos. No Judaísmo, um anjo é visto como um ser criado inteiramente de matéria espiritual. Um anjo é uma conscientização, uma forma de energia, separada de um corpo físico e da experiência física. Estes seres espirituais sentiam que a Torá pertencia a eles. D’us discordou. Por quê?

8) Rabino Yisroel (Israel) ben Eliezer (“O Besht”, o fundador de Hassidismo, Ucrânia, 1698 -1760E.C.), também chamado O Baal Shem Tov) ensinou que tudo que fazemos é significativo. Cada ação nossa, cada palavra que dizemos, até um simples pensamento que temos, provoca um efeito que reverbera em todos os mundos e através de toda a história. Com todo pensamento e ação, você é capaz de transformar sua vida em arte. Somente nas câmaras atormentadas do coração humano D’us pode descobrir obras de arte genuínas e inspiradoras. São a bondade e o idealismo que emergem da dúvida e do conflito humano que concedem à humanidade uma dignidade e esplendor que o mais elevado dos anjos jamais pode atingir.

Pensamento da Semana: “Muitos de nos falam duas vezes antes de pensar!”
TENHA UMA SEMANA MUITO BOA, SAUDÁVEL E CHEIA DE ALEGRIA! SHABAT SHALOM!

Coordenador: Saul Stuart Gefter, 01 de Tamuz de 5781 – 11 de junho de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *