Perasha Ki Tavo – 10 de Elul de 5781 – 27 de agosto de 2021

(1) Perasha Ki Tavo (Devarim /Deuterônomio 26:1 – 29:8) em algumas linhas – É ordenado que sejam levadas para Yerushalaim as primícias (Bikurim) de toda a produção dos frutos das 7 espécies. São dadas instruções sobre o maasser (dízimo) Moises pede que o povo continue no caminho das Mitzvot (mandamentos) e enumera todas as bênçãos que viriam como consequência do cumprimento destas. A seguir enumera as consequências do não cumprimento das Mitzvot e encerra lembrando as maravilhas que D’us fez para o povo ao longo dos 40 anos no deserto e ordenando que o povo guarde as Mitzvot para que tenham sucesso em tudo o que fizerem.

A Perashá é única porque ela contém 98 maldições esperando pelo povo judeu se ele se recusar a servir a D’us. O leitor inteligente provavelmente se perguntará, “Porque tantas maldições?” Porque D’us não pode simplesmente fazer apenas uma maldição como: “Se vocês não obedecerem os meus mandamentos eu farei coisas terríveis”? Porque detalhes tão mórbidos? E ainda mais; na Parashat Bealotechá D’us já nos deu 49 maldições! Por que precisamos de mais o dobro? Pensa sobre estas questões durante estas dias sagradas.

(2) D’Var Torá – Renova dentro de mim um espírito inabalável – “Tendes visto tudo quanto o Senhor fez perante vossos olhos.” (Devarim/Deuteronômio cap. 29, v.2) Neste grande evento, Moisés lembra ao povo de Israel “Tendes visto”. Apesar que todos viram e nenhuma pessoa poderá negar aquilo que viu com seus próprios olhos, porque aparentemente o esquecimento não prevalece sobre aquilo que os olhes vêm, e ainda mais na geração de Moisés. Porém, temos aqui uma grande lição para todas as gerações. Pode uma pessoa ver com seus próprios olhos eventos de uma magnitude sem par, revelações maravilhosas como ainda não foram vistas por ninguém e, mesmo assim, não ver “Porém o Senhor nao vos deu coração para entender, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir…” (Devarim cap. 29 v.4)

Certamente D’us, seja louvado Ele, deu para o homem os olhos para ver e os ouvidos para ouvir, e o coração para entender e saber – disse o Rabi Elimelech Bar Shaul, o rabino mor de Rechovot – mas é a pessoa que precisa ver e ouvir – a pessoa é que deve entender para saber.

D’us, seja louvado Ele, revela maravilhas, mas cabe ao homem abrir muito bem seus olhos para ver em toda sua amplitude estas revelações; Não é suficiente abrir simplesmente os olhos para poder perceber todas as revelações – mas precisa-se abrir todo o coração para entender e saber o que os olhos estão vendo e os ouvidos o que estão ouvindo. Se a pessoa vir somente com seus olhos verá então muito pouco. E mesmo se ela se emocionar – esta emoção não será a mesma elevação espiritual que é esperada da pessoa. Os olhos e os ouvidos, pela sua própria natureza, devem ser os meios que levam ao coração e suas profundezas. Porém, se os olhos e os ouvidos mudam a direção e não vão ao coração e querem ser independentes, neste caso eles lesam toda a sua missão, todo seu sentido e toda sua vitalidade – eles se tornam como se fossem portões abertos para palácios fechados por dentro. Na realidade eles se tornam somente como se fossem desenhos de portões e não portões. Portões, que não estão conjugados ao palácio para servirem como meios de entrar e saír, mesmo sendo feitos de ouro não são portões. Os olhos e ouvidos de um judeu foram destinados pela graça divina, a transmitir estas impressões para o coração – também para extrair do coração os sentimentos de santidade, alegria pelo criar algo de novo, pureza de fé, e o amor pelo cumprimento de uma mitzvá (mandamento religioso) e com tudo isso perfumar toda a amplitude da vida. Somente assim os olhos e ouvidos preencherão seu destino como portões reais para o coração.

(3) O dia de hoje na História Judaica para lembrar– Domingo, 22 Agosto, 14 Elul, Leis e Costumes – Observâncias de Elul = Elul é tradicionalmente uma época de introspecção e inventário – um tempo para rever as próprias ações e o progresso espiritual no ano que passou, e de preparar-se para os “Dias de Reverência” de Rosh Hashaná e Yom Kipur.Sendo o mês do Perdão e da Misericórdia Divina, este é um tempo oportuno para teshuvá (retornar a D’us), prece e caridade na busca pelo auto-refinamento e para se aproximar mais de D’us. O mestre chassídico Rabi Shneur Zalman de Liadi compara Elul a um tempo em que “o rei está no campo” e, em contraste com o tempo em que ele está no palácio real, “todos que assim quiserem podem conhecê-lo, e ele recebe a todos com um semblante amigável e mostra a todos uma face sorridente.” Os costumes específicos de Elul incluem o toque diário do shofar (chifre de carneiro) como um chamado ao arrependimento. O Báal Shem Tov instituiu o costume de recitar três capítulos adicionais de Tehilim a cada dia, de 1º de Elul até Yom Kipur (em Yom Kipur os restantes 36 capítulos são recitados, completando assim o livro inteiro de Tehilim).

4) Segunda-feira, 23 Agosto, 15 Elul, Leis e Costumes – Observâncias de Elul. Terça-feira, 24 Agosto, 16 Elul, Leis e Costumes – Observâncias de Elul. Quarta-feira, 25 Agosto, 17 Elul, Nôach despacha a pomba (2105 AEC) Após a tentativa frustrada de despachar um corvo da Arca, Nôach enviou uma pomba pela janela da Arca para verificar se o Dilúvio que cobria a terra tinha diminuído. “Porém a pomba não encontrou um local seco para colocar a sola de seus pés”, e voltou à Arca; Nôach esperou mais sete dias antes de fazer nova tentativa. Leis e Costumes – Observâncias de Elul Quinta-feira, 26 Agosto, 18 Elul, Falecimento do Maharal (1525-1609) 18 de Elul é o yahrtzeit de Rabi Yehudah Loewe, o “Maharal de Praga”, famoso erudito de Torá, filósofo, cabalista e líder judaico. Conhecido popularmente por ter criado um “golem” (homem de argila) para proteger a comunidade judaica de Praga das freqüentes ameaças de libelos de sangue. Nasce o Báal Shem Tov (1698) Data de nascimento do Báal Shem Tov (1698-1760), fundador do Movimento Chassídico.

5) É fundado o Movimento Hassídico (1734) Após muitos anos como membro da sociedade de “tsadikim ocultos”, vivendo sob o disfarce de um oleiro ignorante, Rabi Israel Báal Shem Tov foi instruído por seus mestres a revelar-se e começar a disseminar publicamente seus ensinamentos. Isso ocorreu em seu 36º aniversário, 18 de Elul de 5494 (1734). Nasce o 1º Rebe de Chabad Rabi Shneur Zalman de Liadi (1745-1812), fundador do ramo Chabad do Chassidismo, nasceu a 18 de Elul de 5505 – o 47º aniversário de seu “avô espiritual”, Rabi Israel Báal Shem Tov (Rabi Shneur Zalman foi discípulo do discípulo e sucessor do Báal Shem Tov, Rabi DovBer de Mezeritch). Leis e Costumes – 12 Dias de Reflexão – Elul, o último mês do ano judaico, é devotado ao exame de consciência e introspecção. Uma tradição chassídica afirma que os últimos doze dias do ano – 18 a 29 de Elul – são especificamente devotados aos doze meses do ano que se encerra; em cada um desses doze dias, deve-se revisar as ações e realizações do mês correspondente.Observâncias de Elul

(6) Sexta-feira, 27 Agosto, 19 Elul, Acenda velas de Shabat 20 minutos antes do pôr-do-sol, em Petrópolis RJ, 27/08, 17: 01h; 28/08, termino de Shabat, 18:15h. Leis e Costumes – Observâncias de Elul. Shabat, 28 Agosto, 20 Elul, Leis e Costumes – Ética dos Pais: Capítulos 3 e 4. Durante os meses de verão, a partir do Shabat após Pêssach até o Shabat anterior a Rosh Hashaná,, estudamos uma porção da Ética dos Pais do Talmud (Avot) a cada tarde do Shabat. Esta semana estudamos Capítulos 3 e 4. Observâncias de Elul. Leitura da Torá: Perasha Ki Tavo (Devarim /Deuterônomio 26:1 – 29:8); Haftará (leitura dos Profetas): Yeshayáhu/Isaias 60: 1-22. –“60:1.Levanta-te, resplandece, porque vem a tua luz, ea glória do Senhor brilhou sobre ti. 2. Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e uma escuridão os reinos, e do Senhor deve brilhar sobre ti, ea Sua glória se manifestar sobre você. 3. E as nações devem ir à tua luz e os reis pelo brilho do seu brilho.4. Levantai os vossos olhos ao redor e ver, todos eles se reuniram, eles vêm a ti; teus filhos vêm de longe, e tuas filhas serão levantados no lado [sua].5.

Então você deve ver e ser radiante, e seu coração será assustou e tornar-se alargada, para a abundância do Oeste será entregue a você, a riqueza das nações que virão até você.”…” “14. E os filhos de seus opressores deve ir para você se inclinou, e aqueles que desprezaram você deve prostrar-se na sola dos seus pés, e eles devem chamar-lhe “a cidade do Senhor, Sião do Santo de Israel. 15. Em vez de seu ser abandonada e odiada sem um transeunte, eu vos farei um orgulho eterna, a alegria de cada geração.” 20. O seu sol já não definida, nem a vossa lua ser reunidos em, pois o Senhor vos será por luz perpétua, e os dias do teu luto será concluída.21. E seu povo, todos eles justos herdarão a terra para sempre, um descendente de mim plantados, obra das minhas mãos em que vou glória. 22. O menor virá a ser mil eo mínimo uma nação forte; eu sou o Senhor, em seu tempo vou apressá-lo.”

7) 12 Dias de Reflexão – Elul, o último mês do ano judaico, é devotado ao exame de consciência e introspecção. Uma tradição hassídica afirma que os últimos doze dias do ano – 18 a 29 de Elul – são especificamente devotados aos doze meses do ano que se encerra; em cada um desses doze dias, deve-se revisar as ações e realizações do mês correspondente. Ética dos Pais: Durante os meses de verão (hemisfero norte), a partir do Shabat após Pêssach até o Shabat anterior a Rosh Hashaná,, estudamos uma porção da Ética dos Pais do Talmud (Avot) a cada tarde do Shabat.

(7) Uma frase para pensar – “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constróem moinhos de vento.” Um pensamento para entender – “As pessoas pensam que D’us primeiro fez um mundo e depois nos deu instruções para seguir, a fim de que não façamos bobagens. A verdade é que as instruções vieram antes, e o mundo foi projetado como um local para sua execução. Portanto, é um absurdo dizer que alguma coisa do mundo poderia ser um impedimento ao cumprimento da vontade de seu Criador. Não pode haver oponentes ao propósito da criação só desafios significativos.”

Tenha uma fim de semana muito bom, saudável e prospero. SHABAT SHALOM!!!

Coordenador – Saul Stuart Gefter, Diretor Executivo, 10 de Elul de 5781 – 27 de agosto de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *