CHOL HAMOED (5779) – Estudo para 03 de maio de 2019 – 28 de Nissan de 5779

I. Introdução – Dos oito dias de Pêssach, os dois primeiros e os dois últimos são chamados “yom tov” (dias festivos). Os quatro dias intermediários são chamados chol hamoed – “dias de semana festivos”, ou “dias intermediários”.

(Em Israel, onde Pêssach é observado por sete dias, o primeiro e o último são yom tov, e os cinco dias intermediários são chol hamoed.). Os dias de yom tov são dias de repouso, nos quais todo tipo de trabalho criativo é proibido, como no Shabat, com exceção de alguns tipos de trabalho associados à preparação de alimentos (ex., cozinhar e “carregar”).

Em chol hamoed a proibição de trabalho é menos estrita – o trabalho cuja falta resultaria em “perda significativa” é permitido (exceto quando Chol Hamoed também é Shabat, quando todo o trabalho é proibido). A prece “Yaale V’yavo” é incluída em todas as preces e nas Graças Após as refeições. Halel (parcial) e Mussaf são recitadas depois das preces de Shacharit (Matinais). … [1]

II. Dias Festivos, O Poder do Shabat – Chol Hamoed em Pessach – Por tudo que passamos de sagrado um marco e tanto foi Chol Hamoed de Pessach. Hoje, agora, tocando o coração. Lá no fundo toca alto a vida judaica, um paraíso de mitzvot mas também uma alma de beinoni que luta muito para se desvencilhar das escaramuças do rashá que insiste empunhando a lança do yetzer hará (má inclinação) – contra mim e contra todos que entendem bem o que isso significa. Mas há um amor extremo no cêu. De uma ponta a outra arranca um sorriso de cada um assim como o arco íris também o faz. A gigantesca emoção de sentir a grandeza de um chol hamoed de Pessach no Shabat.

O que significa sentir a grandeza de uma mitzvá que é desejada pela partícula sagrada da alma, a parte Divina de nós, ansiando por Hashem porque é disso que trata tudo que importa de verdade. Estar com a Shechiná pairando sobre nós e trazendo o amor de delícias. Não há significado para o indescritível. Viver o.momento presente como se a matzá de hoje fosse o próprio “pão da redenção”. A mesma que nos libertou no Egito e que está prestes a nos redimir agora com Mashiach. Se na primeira foi com Moshe, nosso redentor, agora será sua alma encarnada no líder de nossa geração.

Como Mashiach poderia ser anunciado? É uma pergunta válida. E uma resposta para ela poderia ser: vivenciando a sagrada Torá. Um dia sagrado de Shabat em chol hamoed de Pessach é uma ocasião propícia para aproximar mais a chegada de Mashiach diante de nós, trazendo a completa e verdadeira Gueulá (Redençāo).

Preparar o terreno para Mashiach é essencial. Nada é tão importante quanto sua revelação. O mundo conhecerá a Glória de Hashem, que iluminará a todos de um modo revelado e totalmente claro e explícito. Não restará nem uma vírgula de dúvida, será a extinção completa e verdadeira do yetzer hará e a completa e verdadeira glória do yetzer tov (boa inclinação), o bem dos bens. Estamos confiantes na certeza da chegada de Mashiach. Ele está chegando e teremos para todo o sempre a Shechiná sobre nós. A Presença Divina que nos guia para a perfeita harmonia de tudo e de todas as coisas. Toca alto lá no fundo a vida judaica. Principalmente quando feita de mitzvot. [2]

III. Chol Hamoed – a semana de Pessach – Leis da semana de Cho Hamoed – entre o primeiro dia após Leil Hasseder e o dia antes do último Chag. Por Rabino Arie Rojtenbarg
Consta no Shulchan Aruch (Or Hachaim 529), que devemos estar contentes e felizes neste dia, e isto é uma mitsvá da Torá.

As roupas vestida nestes dias, devem ser roupas de Shabat, ou pelo menos roupas melhores do que os dias comuns da semana.
Roupas – Costurar – é proibido. Conserto- consertar roupa rasgada ou botão que caiu ou bainha desfeita, caso a pessoa necessita de tal roupa no chol hamoed, pode consertar. Porém a pessoa que conserta, não deve ser um especialista em costura.

Lavar– segundo a halachá, é proibido, mesmo sendo necessário para o últim dia, e mesmo através de um gentio. Porém existem certas exceções: 1) crianças e idosos que se sujam constantemente. Neste caso, é permitido pendurar a roupa mesmo que as pessoas possam ver. 2) outras pessoas, somente quando não existem mais roupas limpas no armário. Neste caso, as roupas devem ser penduradas sem que os outros vejam.

Limpar manchas- É permitido, principalmente em manchas que se não forem limpas imediatamente, a limpeza se tornará mais difícil. O permitido é somente o mínimo necessário com água e sabão.

Comprar – (o mesmo se aplica a sapatos e utensílios domésticos)- caso sejam necessários para chol hamoed, é permitido, mesmo para dar de presente. Ou em caso de que os preços são baixos, e depois de chol hamoed, o preço será mais alto. Ou quando a pessoa está no chol hamoed em lugares que somente neles tais produtos podem ser comprados.

Passar Roupas- é permitido somente para que a pessoa não vista roupa amarrotada. E de qualquer modo, é proibido usar ferro a vapor.

Cabelo e barba – É proibido cortar cabelo e fazer a barba.

Unhas – Segundo o costume sefaradi- é permitido como em dias comuns. Segundo o costume ashkenazi- é permitido somente caso haja cortado as unhas antes de chol hamoed, exceto em casos que estava muito ocupado e atarefado, e acabou esquecendo. De modo geral- é permitido cortar de modo diferente dos dias comuns, ou em casos de mitsvá.

Escrever – É proibido, exceto em caso de mitsvá (divrei torá ou anúncio de achados e perdidos e etc…) ou em caso de coisas que se não forem anotadas, será causado certo prejuízo e perda.

Computador/Imprimir – É proibido, exceto em caso de mitsvá ou necessidade pública.

Digitar – Somente para salvar em memória temporária (pendrive)

Enviar mails – É permitido.

Desenho e artes – É permitido somente para crianças até oito anos de idade

Trabalhos permitidos no chol hamoed – Necessidades de chol hamoed- é permitido somente trabalho não especialista e profissional.

1) Instrumentos musicais– É permitido tocar instrumentos. Consertar corda (de violão), é permitido consertar conforme citado acima.

2) Fotografar e filmar vídeos- é permitido sem que as fotos sejam reveladas

3) Pneu- consertar pneu furado é permitido, caso isto seja uma necessidade de chol hamoed, isto não se trata do pneu reserva.
4) Bicicleta- é proibido consertá-la em chol hamoed, a nçao ser que seja para uma necessidade de chol hamoed, como por exemplo, comprar comida.

Necessidades públicas- consertar estradas, sistemas de água e de energia elétrica, elevadores e etc…

Para preparar comida– consertar geladeira, fogão e etc… Operário que não tem o que comer- pode fazer serviços para que receba salário e possa comprar comida para o chag. O mesmo se aplica se lhe faltará para pagar contas.

Se não fizer será causado prejuízo- caso algo que não seja feito no chol hamoed, causará prejuízo ou será possível que cause prejuízo, é permitido fazê-lo no chol hamoed. Como por exemplo, regar seu vaso de plantas, ou comprar certo produto (que não é necessário pro chag, que nestes dias está com preço barato que não será encontrado depois do chag)

Necessidades de saúde e corporais- são permitidos. Como por exemplo, tratamento dentário, exames médicos necessários, e etc…. Porém, estes não devem ser marcados propositalmente para chol hamoed.

Sheviii shel Pessach- o último dia de Pessach … Eruv Tavshilin: Pela Torá, é proibido iniciar a preparação de comida do Yom Tov para o Shabat.

Portanto, caso o Yom Tov caia no último dia de Pessach e em seguida o Shabat, é necessário fazer o eruv tavshilin na véspera de Yom Tov: Isto significa iniciar a preparação da comida do Shabat desde a véspera do Yom Tov. Deste modo, é possível continuar a preparação durante o Yom Tov, principalmente pelo motivo que deste modo a pessoa não despreza o Yom Tov preparando comida para outro dia, e também pela possibilidade de que esta comida possa ser consumida no próprio Yom Tov.

Os participantes – O eruv tavshilin serve para s preparativos de todas as pessoas que estarão passando o Yom Tov em casa, tanto os moradores fixos e quanto às visitas.

Com que é feito o eruv – O costume é de colocar num prato uma matsá, e um alimento cozido que é costume comê-lo acompanhando a matsá.

Quando deve ser posto – O eruv deve ser posto na véspera de Yom Tov, o último momento para ser posto, é após 13.5 minutos após o pôr do sol (shekiá), recitando a berachá. Após este tempo durante os três próximos minutos ainda é possível pôr o Eruv, sem berachá. Caso já tenham recebido sobre si o Yom Tov, somente se a mulher havia recebido, um dos membros da família pode fazer o eruv tavshilin e incluir a mulher. Esta solução não inclui a quem já recitou a berachá de shehecheianu no acendimento das velas de Yom Tov.

A berachá – Baruch atá Hashem Elokênu melech haolam asher kideshanu bemitsvotav vetsivanu al mitsvat eruv. Após recitar o texto da berachá, deve ser recitado o seguinte texto, cada um na língua que entende. Por este eruv, nos é permitido assar, cozinhar, cobrir as panelas e os devidos alimentos para esquentar, acender as velas, fazer tudo o que nos é necessário fazè-lo no Yom Tov para o Shabat.

O que é permitido pelo eruv tavshilin – Cozer, assar, preparar a mesa, lavar louça, preparar a casa para Shabat (conforme o permitido no Yom Tov), trocar as roupas para Shabat, prepara a leitura da Torá do Shabat. Como e onde armazenar o eruv – O eruv deve ser bem guardado e embrulhado na geladeira. Caso tenha sido consumido ou perdido antes do término dos preparativos para Shabat, é considerado que não existe eruv daquele momento adiante.

O que fazer com o eruv – O costume é de que a matsá do eruv tavshilin seja usada como o lechem mishnê (em todas as refeições de Shabat e Yom Tov, a berachá de hamotsi é feita sobre dois pães inteiros. No Shabat após o último dia de Pessach, a matsá do eruv tavshilin é usada como o segundo pão) nas duas primeiras refeições de Shabat. Na terceira refeição, a matsá deve ser consumida.

Esqueceram de preparar o eruv tavshilin – Propositalmente- É permitido somente acender as velas de Shabat, e que outra pessoa (que fez o eruv) prepare a comida como se fosse dela. Força maior- é permitido apoiar-se no eruv feito pelo rabino da cidade ou do bairro ou da comunidade, uma única vez na vida.

Preparação de comida para Shabat – A. A comida cozida para Shabat, deve estar apta ao uso desde a véspera de Shabat, pois uma das permissões para que seja feito o Eruv Tavshilin, é que a comida possa servir para o consumo no Yom Tov, caso seja necessário.

B. Deve ser tomado o cuidado de não cozinhar uma quantidade demasiada de comida na véspera de Shabat, para que sobre para depois do último dia de Pessach, para este tipo de preparação, não há nenhuma permissão.

Chametz após pessach – Todo chametz que não foi vendido a um gentio antes de Pessach, está proibido ter qualquer tipo de proveito deste chametz, mesmo em quantidade mínima que seja. A pessoa que anulou seu chametz na véspera de Pessach, porém não conseguiu vendê-lo a um gentio, que consulte seu Rabino, para saber a conduta correta. Remédios que contém chametz que não foram vendidos a um gentio, podem ser usados após Pessach, mesmo por um doente que não está em perigo. Para evitar problemas, não se deve comprar em lojas que vendem chametz e seus derivados, sem que hajam nelas um certificado original provando que a venda de chametz foi realizada segundo as diretrizes rigorosas da halachá. [2]

III. Shabat Chol Hamoed Sucot – Em Simchat Torá, eleve seus pés e, com eles, seu espírito. Celebramos Simchat Torá bem no fim do festivo mês de Tishrei. Nessa data, encerramos a leitura anual do Livro Sagrado, e esse é para nós um dos eventos mais alegres do calendário judaico. Para celebrar “comme il faut”, retiramos nossos santos rolos da arca e dançamos com eles. Mais do que uma prática curiosa, esse ato traz em si um significado profundo, pois assim declaramos nosso compromisso de trazer os valores da Torá para o mundo da ação.

Sabemos que o corpo humano é dividido em três partes principais – cabeça, corpo e pés – e que cada uma representa um aspecto da experiência humana. Na cabeça está nossa inteligência e nosso poder de entendimento; no corpo resguardamos nosso coração, que simboliza o sentimento e as emoções; já em nossos pés está a ação. Na dança, quando esses últimos são elevados do chão, também nosso corpo e a própria Torá são elevados. Assim, de forma simbólica, praticamos aquilo que aprendemos, elevando nossas mentes e alcançando um nível superior de existência, repleto de conceitos e significados.

Nem todos somos estudiosos e pouquíssimos podem entender tudo o que está escrito na Torá, mas algo podemos fazer, aqui e agora. Em Simchat Torá, aproveite essa oportunidade e vá a uma sinagoga. Alegre-se, erga seus pés mais e mais. A cada vez que você eleva seu corpo, está se comprometendo a mais uma boa ação e permitindo que também seus sentimentos e sua mente dancem e festejem. Imagine uma mitsvá que você poderá adotar para o próximo ano; a Torá dançará com você e derramará sobre seu corpo e sua alma todas as brachot que o ajudarão a cumprir sua missão. Alegre-se, acredite, eleve-se. E, assim, estará compreendendo profundamente a mensagem dessa festa tão especial. Shabat Shalom e Chag Sameach! Rabino Eliyahu Rosenfeld [3]

IV. Sucot e Simchat Torá – Leis e Costumes, Chol Hamoed (Kolel Rio – Halachá Diária) – Os dias do “Chol Hamoed” Sucot (dias comuns dentro da festa são dias muito especiais. Por um lado, eles fazem parte da festa, por outro, não há proibição de se fazer “melachá” durante os mesmos. Como não temos condições de nos estendermos nos detalhes de todas as halachot, tentaremos resumir algumas halachot práticas para os dias de Chol Hamoed.

1. A maioria das comunidades judaicas costuma não colocar tefilin no Chol Hamoed.

2. É uma mitsvá da Torá se alegrar durante os dias do Chol Hamoed, e cumpre-se este preceito por meio da realização de duas refeições festivas que se come na Sucá a cada dia – uma de manhã e a outra à noite –, nas quais se come pão e são servidas receitas especiais, que alegram os presentes.

3. É mitsvá beber vinho – ao menos “reviit” (86 ml) – nos dias do Chol Hamoed. 4. Nos dias de Chol Hamoed é mitsvá vestir roupas mais bonitas, como as que se costuma vestir no Shabat; ao menos, que se faça e se perceba distinção entre as roupas comuns do dia a dia e as que se vai vestir no Chol Hamoed.

Via de regra, os Sábios proibiram que se trabalhe nos dias do Chol Hamoed, só permitindo em cinco casos: Quando se trata de alguém que não tem o que comer, caso não trabalhe; Para evitar que a pessoa tenha um grande prejuízo, caso não trabalhe; Para preparar as refeições do Chag; Para a preparação de algo que se necessita durante a festa; Para a preparação de algo que é necessidade do público. [4]

Fontes: [1] Coisas Judaicas, abril 19, 2014: https://www.coisasjudaicas.com/2014/04/chol-hamoed.html
[2] http://chassidut.byethost8.com/chol-hamoed-em-pessach/?i=1
[3] 15.04.19: https://br.hidabroot.com/article/196659/Chol-Hamoed—a-semana-de-Pessach
[4 ] 2 de outubro de 2015: http://www.pletz.com/blog/shabat-chol-hamoed-sucot/
Coordenador: Saul Stuart Gefter 28 de Nissan de 5779 – 03 de maio de 2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *