Perashá Eikev – 21 de Av de 5781 – 30 de julho de 2021.

(1) Perashá Eikev (Devarim/Deuterônomio 7:12-11:25) – Moises promete que se o povo de Israel for atencioso em observar as Mitsvot ‘menores’ tanto quanto as ‘maiores’, será o povo mais abençoado da terra. Ele especifica as virtudes da Terra de Israel e ensina a segunda parte do “Shemá”. D’Var Torá – Esta Perashá contem alguns paradoxos. A palavra “Eikev” tem um significado muito elevado, falando das “RECOMPENSAS” que recebemos quando seguimos a Torá. Ao mesmo tempo, “Eikev” também significa “CALCANHAR”, o nível mais baixo do corpo de uma pessoa. De modo a receber as mais altas recompensas prometidas por D’us, devemos ser humildes como um calcanhar, percebendo que tudo o que temos é realmente um presente… O Midrash (o comentario da Torá) disse: quando Moises estava no Monte Sinai, D’us mostrou todas as gerações futuras. Mas quando ele viu a nossa geração tão baixa, privada do entendimento e sentimento por D’us (como o calcanhar que pode entrar na água quente e não sentir queimar) e ainda observando a Torá, ele se sentiu fraco. Moises tinha dúvidas se até ele mesmo conseguiria servir HaShem nessas condições. E nós conseguimos porque somos a última geraçao do Exílio e, se chama, a primeira da Redenção Final!!

(2) Para Contemplar – Alimento espiritual – “… o homem não vive apenas do pão, mas que o homem vive de tudo aquilo que procede da boca do Senhor”. (Devarim/Deuteronômio 8:3). Disse o Rabino Itzchak Luria – O Ari Hakadosh (o grande cabalista, Seclo XVI, Safed, Israel): Na realidade, é bem difícil o entendimento. Como poderá, então, a alma, quando todo o seu poder não consta senão de espiritualidade, e sendo espírito, como poderá se nutrir de alimento material?
Porém, sendo que todo o ser criado não tem a sua existência a não ser através da palavra do Senhor Abençoado Seja, no momento da criação (“Da palavra do Senhor foram feitos os céus”, “Com dez ditos foi criado o mundo”) ¬pois que o mesmo poder da fala divina que está contido dentro do alimento, ele é exatamente também o alimento da alma. No momento em que uma criatura de Israel toma de um fruto, e pronunciando esta bendição: “Abençoado sejas tu D’us, nosso Senhor e rei do mundo”, estão a se despertar as forças espirituais internas contidas dentro do fruto, oriundas da força do verbo divino no momento da criação, e estas palavras e o fruto vêm a ser o alimento espiritual para a alma. É isto, precisamente, o que está entendido no escrito: “… o homem não vive apenas do pão” – não somente do pão exterior e concreto vive o homem – “mas que o homem vive de tudo aquilo que procede da boca do Senhor” – pois que, pelo mérito da fala que saiu da boca divina, seja abençoada, no momento da criação, o que dá o poder de existência ao pão, pois que esta força espiritual vem a ser exatamente aquela que é o alimento para a alma…

(3) História Judaica, Datas para lembrar – Domingo, 25 Julho, 16 Av, Falecimento de Sir Moses Montefiore – 13 de Av é a data de falecimento, aos 101 anos, do famoso filantropo e advogado judeu, Sir Moses Montefiore (1784-1885). Terça-feira, 27 Julho, 2021

18 Av, O Massacre de Hebron (1929) 77 homens judeus, mulheres e crianças foram assassinados, e muitos feridos, violentados e mutilados pelos vizinhos árabes na cidade de Hebron, que se rebelaram durante três dias entre gritos de “Morte aos Judeus”.

Os sobreviventes fugiram para Jerusalém e a antiga comunidade de Hebron, que tinha vivido em relativa paz na cidade por centenas de anos, não foi revivida até a última reconquista de Hebron por Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967. Quinta-feira, 29 Julho, 20 Av, Publicação do livro Zôhar (1558) Primeira publicação do Zôhar, obra fundamental da Cabalá (ensinamentos esotéricos e místicos do judaísmo), escrito pelo sábio Talmúdico, Rabi Shimon Bar Yochai.

Dia 20 de Av é o yartzeit (data de falecimento) do pai do Rebe, Rabi Yitzchak Schneerson (1878-1944), em Alma Ata, Cazaquistão. Rabi Levi Yizchak foi Rabino Chefe de Yekaterinoslav (atualmente Dnepropetrovsk), e foi preso e exilado para o Casaquistão pelo regime stalinisa como consequência de seu trabalho em preservar a vida judaica na antiga União Soviética.

4) Sexta-feira, 30 de julho, 21 de Av, Acenda velas de Shabat 20 minutos antes do pôr-do-sol, em Petrópolis RJ: 30/07, 17:11h: ; Término de Shabat, sabado, 31/07, 18:07h.

Shabat, 31 de Julho, 22 de Av: O Massacre de Hebron (1929) – 77 homens judeus, mulheres e crianças foram assassinados, e muitos feridos, violentados e mutilados pelos vizinhos árabes na cidade de Hebron, que se rebelaram durante três dias entre gritos de “Morte aos Judeus”. Os sobreviventes fugiram para Jerusalém e a antiga comunidade de Hebron, que tinha vivido em relativa paz na cidade por centenas de anos, não foi revivida até a última reconquista de Hebron por Israel na Guerra dos Seis Dias em 1967. Leis e Costumes – Ética dos Pais – Em preparação para a Festa de Shavuot, estudamos um dos seis capítulos da Ética dos Pais do Talmud (Avot) na tarde de cada um dos Shabatot entre Pêssach e Shavuot; Em muitas comunidades, o ciclo de estudo é repetido durante o verão, até o Shabat anterior a Rosh Hashaná).

5) Leitura da Torá: Perashá Ekêv (Devarim -Deuterônomio 7:12-11:25); Haftará (Os Profetas), Isaias 49:14-26; 50: 11; 51: 1- 3: 49:25. “Porque assim diz o Senhor: Mesmo os cativos de um poderoso guerreiro e pode ser tomado a presa de um tirano escapará, e com o seu concorrente vai defendo, e teus filhos eu salvarei. 26. E aqueles que insultam de você – eu vou alimentar a sua carne, e como com vinho doce eles se tornarão bêbado [de] seu sangue, e toda a carne saberá que eu sou o Senhor que te salva, e seu Redentor, o Poderoso de Jacó”. 50:4. “O Senhor Deus me deu uma língua para o ensino, saber para estabelecer horários para o fraco [para a Sua] palavra, Ele me desperta todas as manhãs, Ele desperta os meus ouvidos, para ouvir de acordo com os ensinamentos.”51: 3. “Porque o Senhor dará consolo a Sião e de todas as suas ruínas, e Ele fará seu deserto como um paraíso e seu deserto como o jardim do Senhor; alegria e felicidade se acharão nela, ação de graças e uma voz de canção.”

6) Uma frase para pensar – “As desavenças não durariam muito se o erro fosse só de uma das partes.” François de la Rochefoucauld (o Duque de La Rochefoucauld, moralista francês, Paris, 1613-1680). Um Pensamento para entender – “Lembre que você não é o corpo. Você também não é o animal que pulsa dentro do corpo, exigindo que tudo seja feito à sua maneira. Você é uma alma Divina. Não confunda a dor e a luta do corpo com a alegria e a pureza da alma Divina.”

7) TENHA A SEMANA QUE VEM MUITO BOM, SAUDÁVEL E PRÓSPERO! SHABAT SHALOM!!!

Saul S. Gefter, Dir. Executivo, 21 de Av de 5781 – 30 de julho de 2021.